Ementa:

Introdução ao Método dos Elementos Finitos. Formulação fraca para problemas unidimensionais: Método dos Resíduos Ponderados e Método de Rayleigh-Ritz. Funções de forma: escolha, discretização e construção da matriz de rigidez e vetor de força. Implementação computacional. Refinamentos h, p e hierárquicos. Elementos finitos básicos 2D. Elementos finitos isoparamétricos 2D. Critérios de convergência.

Objetivo da Disciplina:

Apresentar o método dos elementos finitos com enfoque matemático e com enfoque físico, apresentar as famílias de elementos finitos e suas respectivas funções interpoladoras, definir o procedimento de aplicação, aplicar o método utilizando linguagem de programação, fazendo com que o aluno ao final do curso tenha competência para a utilização do método em diversas aplicações da engenharia.

Procedimentos didáticos:

Aulas presenciais e práticas, exercícios ao longo da teoria e avaliações de conteúdo.

Avaliação:

Será feita por meio de trabalhos propostos, seminários preparados pelos alunos, elaboração de artigo técnico e avaliações escritas.

Bibliografia:

Soriano, H. L. – Método dos Elementos Finitos em Análise de Estruturas. Edusp, 2003.

Soriano, H. L. – Elementos Finitos: formulação e aplicação na estática e dinâmica das estruturas. Ciência Moderna, 2009

Vaz, L. E. – Método dos Elementos Finitos em Análise de Estruturas. Campus, 2011.

Teixeira-Dias, F.; Pinho-da-Cruz, J.; Fonte Valente, R. A.; Alves de Sousa, R. J. – Método dos Elementos Finitos: técnicas de simulação numérica em engenharia. ETEP, 2010.

Azevedo, A. F. M.; Método dos Elementos Finitos. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 2003.

Becker, E.; Carey, G.; Oden, J. – Finite Elements – An Introduction. – Vol I e II. Prentice Hall, 1984.

Zienkiewicz, O. C.; Taylor, R. L. – The finite element method. – McGraw-Hill, 1989.