Após instalado o ambiente de desenvolvimento, o Spyder2, abra-o e vamos inicial com o console interativo no canto direito inferior. Se você está usando o windows, sugiro que instale o Python(x,y), que contém todos os pacotes, e muito mais, utilizados nessas aulas, inclusive o Spyder2.

  E vamos testar alguns comandos básicos. Comece pelo clássico em qualquer linguagem de programação, imprimir na tela a frase “Olá Mundo!”, digite no console interativo:

[pastacode lang=”python” message=”” highlight=”” provider=”manual”]

print "Olá Mundo!"

[/pastacode]

A resposta do console é “Olá Mundo!” impresso como resposta. Execute, ainda no console interativo, a seguinte sequência de instruções:

[pastacode lang=”python” message=”” highlight=”” provider=”manual”]

a = 3
b = 2*a
type(b)

[/pastacode]

observe a resposta do comando, e continue:

[pastacode lang=”python” message=”” highlight=”” provider=”manual”]

print b

[/pastacode]

Faça ainda:

[pastacode lang=”python” message=”” highlight=”” provider=”manual”]

a*b

[/pastacode]

Agora vamos sobrescrever a variável b:

[pastacode lang=”python” message=”” highlight=”” provider=”manual”]

b = 'hello'
type(b)

[/pastacode]

Observe que a variável b agora é do tipo string. E veja o que é possível fazer com as strings, digite:

[pastacode lang=”python” message=”” highlight=”” provider=”manual”]

b + b

[/pastacode]

e

[pastacode lang=”python” message=”” highlight=”” provider=”manual”]

2*b

[/pastacode]

Ou seja, Python permite operações com strings. Dessa sequência de comandos podemos observar uma das características mais marcantes do Python, nenhuma variável foi declarada inicialmente, como em C ou Fortran. Mesmo assim, quando pedimos que tipo era a variável, a identificação foi correta, primeiro o b sendo um inteiro e depois uma string. O Python assimila automaticamente o tipo da variável em função do objeto que a ela foi atribuído.

Agora vamos fazer o seguinte, vamos executar um bloco de código de uma vez só, na área a direita do Spyder2 temos uma aba chamada .temp.py, um arquivo temporário para execução de códigos em Python, nesse arquivo digite a seguinte sequencia de comandos abaixo do cabeçalho em verde:

[pastacode lang=”python” message=”” highlight=”” provider=”manual”]

a = 2
b = 5.
c = a*b
d = b/a
e = a/b
print type(a), type(b), c, d, e

[/pastacode]

Execute o bloco de códigos pressionando F5 no teclado ou menu run > run. Observe a resposta no console interativo. Além disso, acima do console interativo, na aba Variable Explorer é possível visualizar as variáveis em execução e os seus respectivos valores. Observe que o código continua rodando, o console interativo no canto direito superior continua contando o tempo.

Utilizando o console interativo, podemos interagir dinamicamente com o programa em execução. Teste os seguintes comandos no console interativo, um por vez:

[pastacode lang=”python” message=”” highlight=”” provider=”manual”]

c
d/e
b = "olá"
c
type(b)
type(c)

[/pastacode]

Note que mesmo atribuindo novo valor a b, o valor de c não muda. Em tempo de execução é possível interagir com as variáveis e modificá-las diretamente. Para mudar o valor de b definitivamente é preciso modificar o bloco de código e re-rodar o código.

Uma dica no console interativo: apertando a seta para cima no teclado obtém-se o último comando utilizado.

Note também que toda vez que se executa o bloco de código, o console gera o comando:

[pastacode lang=”python” message=”” highlight=”” provider=”manual”]

runfile(r'/home/user/.spyder2/.temp.py', wdir=r'/home/user/.spyder2')

[/pastacode]

Que indica o arquivo que está sendo executado no momento.

Uma outra característica útil do Spyder é a ajuda em tempo real. Clique na aba Object Inspector, ao lado de Variable Explorer, e digite, no .temp.py a seguinte linha de comando (observe o que acontece quando se abre o parenteses após xrange):

[pastacode lang=”python” message=”” highlight=”” provider=”manual”]

for a in xrange(0,3):
    print a

[/pastacode]

Na posição do cursos aparecem os parâmetros do xrange() e no Object Inspector a sua definição. Além disso, note que toda vez que se abre um parenteses, chave ou colchete, o próprio Spyder2 já o fecha assim como identa automaticamente uma linha após um enter, sem pre necessário, obviamente, como após o for.